Notícias

1° Encontro de “Forma-Ações” 

Passos em Direção ao Futuro Melhor


Foi realizado no dia 24 de Fevereiro o primeiro evento de formação do ano de 2024, contando com a participação de membros da diretoria do NIEGA e parentes.

Com o título “Forma-Ações”, trouxemos para esta formação um olhar provocativo quanto aos valores, deveres e responsabilidades de cada um quanto a suas ações em prol de um futuro melhor. Futuro esse que tem como objetivo uma harmonia não apenas entre seres humanos, mas também entre humanos e o meio ambiente.

Contando com a colaboração de profissionais atentos às questões inter-relacionais e os impactos das ações humanas no meio ambiente, tivemos durante toda a programação, falas e apresentações que buscaram despertar em cada participante a reflexão sobre suas próprias atitudes no mundo, e as consequências que isso tem trazido para você e para as pessoas ao seu redor.

A atuação de ONGs como o NIEGA, que durante toda sua história trabalhou para a formação de pessoas atentas aos problemas atuais, tem na sua história a prova de que pequenas atitudes hoje podem gerar resultados grandiosos ao longo prazo, quando seu foco está em capacitar e disseminar o conhecimento para as pessoas.

O NIEGA parabeniza a todos os participantes pela iniciativa de buscarem novos conhecimentos sobre o mundo, e compartilharem de suas experiências para que sirvam de exemplo para gerações futuras, contribuindo assim, para que nossa sociedade possa dar passos em direção ao futuro melhor.

Evento Plantio de Árvores

  

O Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental - NIEGA, participou no dia 13/01/2024 do evento de Plantio de Árvores organizado pelo Condomínio da Mata em Mogi Mirim. Nesta oportunidade, o NIEGA desenvolveu atividades educativas como parte integrante do seu programa intitulado Comunidades Ecoresilientes. Os participantes foram convidados a vivenciar uma atividade de harmonização com música acompanhada de dança, visando demonstrar a importância da participação de todos na conservação ambiental e no cuidado com o meio ambiente, começando pela comunidade na qual estão inseridos. Esta vivência artística demonstrou que a atividade colaborativa possibilita de forma mais profunda trabalhar a questão do cuidar da terra.  

Durante o evento, cada família fez o plantio de uma árvore e as crianças foram envolvidas no plantio e na rega das mudas. Foram convidados a identificar as árvores plantadas com o nome da família e a fazerem o acompanhamento do seu crescimento juntamente com as crianças, promovendo nos pequeninos um despertar para a consciência ambiental. A ação do NIEGA não se limitou apenas a uma atividade pontual, mas colocando-se disponível para acompanhar os desdobramentos deste processo de restauração e conservação ambiental. Ao cuidar da planta, as famílias assumem o compromisso de cuidar também do planeta como um todo, inspirando seus filhos sobre a importância de ações ecológicas que aumentem a resiliência das comunidades mediante ao aquecimento global.

O plantio de árvores em áreas urbanas é uma prática que traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. As árvores contribuem para a purificação do ar, a regulação do clima, a proteção da água, a redução da poluição sonora, a valorização paisagística e a promoção da saúde e do bem-estar.

As árvores são capazes de capturar gases tóxicos, como o dióxido de carbono, e devolver oxigênio para a atmosfera, melhorando a qualidade do ar que respiramos. Além disso, elas proporcionam sombra e conforto térmico, diminuindo a temperatura do asfalto e dos edifícios, e aumentando a umidade relativa do ar. Elas também reduzem a velocidade dos ventos, o que pode evitar danos causados por tempestades.

Diante da situação climática mundial faz-se necessário intensificar ações desta natureza para promover mudanças de atitudes e comportamentos em favor do bem comum. Por esse e outros motivos o NIEGA parabeniza o condomínio Reserva da Mata pela nobre iniciativa de realizar esse plantio de árvores, colocando-se como parceira em iniciativas de educação ambiental similares.


Aniversário de 30 anos do NIEGA


No dia 26 de agosto deste ano celebraremos os 30 anos da criação do NIEGA em São Paulo pela educadora Marli Santos, juntamente com colegas ambientalistas.  

No sábado, dia 26/08/2023, às 10h, será o momento de celebrar as atividades desenvolvidas e expressar profunda gratidão aos parceiros e a todos os voluntários que, direta ou indiretamente, ajudaram a construír a história desta caminhada até aqui. 

Para participar desta celebração online é muito simples, basta responder ao formulário abaixo, indicando o seu email para receber o link e entrar na sala do google meet!